“Os resultados do iHERITAGE, um projeto financiado pela União Europeia que teve como parceiro português a Universidade do Algarve (UAlg) e foi coordenado por Alexandra Gonçalves, diretora da Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo, vão ser apresentados na segunda-feira, dia 27, às 10h00, na Escola Secundária de Tavira. O evento, que também assinalará a celebração do 10º aniversário do registo da Dieta Mediterrânea enquanto Património Cultural Imaterial, «tem como objetivo apresentar o projeto a estudantes, divulgando o resultado das sinergias criadas entre o iHERITAGE Portugal e parceiros como o Centro de Ciência Viva de Tavira, a Câmara Municipal de Tavira, o CRESC Algarve 2020, entre outros», segundo a UAlg. A equipa iHERITAGE Portugal irá apresentar o seu projeto, bem como as brochuras digitais criadas no âmbito da Plataforma Mediterrânea iHERITAGE TIC para o património cultural da UNESCO, financiado pela União Europeia através do Programa ENI CBC Med.”
“Considerando o objeto de estudo do parceiro português, e no âmbito do projeto iHERITAGE, a Universidade do Algarve estabeleceu uma parceria com o Centro de Ciência Viva de Tavira com o principal objetivo de dar a conhecer a Dieta Mediterrânea através da lente da realidade aumentada. Desta forma, promovido pelo Centro Ciência Viva de Tavira, a Universidade do Algarve, enquanto parceira, estabeleceu uma parceria com o projeto DiMEd, financiado pelo CRESC ALGARVE 2020, que produziu recursos pedagógicos digitais relacionados com a Dieta Mediterrânea, incluindo materiais de apoio ao professor/formador e diferentes recursos para aplicação em contexto de sala/ sessão e trabalhos autónomos. Neste sentido, «o trabalho da DIMED visa a produção e desenvolvimento de recursos educativos digitais inovadores, baseados nas diferentes dimensões da Dieta Mediterrânea. Através do apoio em ambiente virtual, pretende-se então melhorar e inovar os conteúdos da oferta formativa para o ensino e a formação profissional. Ao fazê-lo, pretende-se contribuir para a promoção do sucesso escolar, bem como para a adaptação às necessidades e transformações setoriais da região».”